domingo, 20 de novembro de 2011

Atum Saúde.


A vida é assim, tudo está relacionado. Passei um tempo sem escrever porque meu “escritório” não estava muito legal, e isso me desanimava ... Mas, outro dia li no facebook que um amigo iria pedalar no Sul da Ilha, em Floripa, e almoçar no Nutri. 

O Nutri é um restaurante gostoso e bacana que fica na praia da Armação, onde morei por um tempinho, há alguns anos. Ler aquilo me deu vontade de comer um sanduíche de atum que eles servem, com um molho especial que nunca descobri a fórmula.

Enfim, durante a semana, quando fui ao super, comprei atum e acompanhamentos para fazer quando batesse a vontade. No sábado após jogar umas duas horas de basquete, a vontade de fazer o sanduíche bateu!

Duas latas de atum sólido, uma cebola e meia, uma maçã, uma cenoura e cebolinha, tudo picado em pequenos pedaços. Azeite, orégano e sal para temperar. Quando misturei tudo e temperei, já ficou pronta, por isso a mistura foi para a geladeira. Coloquei umas fatias de pão integral com queijo trança – delícia goiana do Jerivá – no forno pra derreter um pouco o queijo e deixar o pão um pouco crocante. 

Enquanto os pães eram aquecidos fui fazer a bebida. Como sou filha próxima do Homem, tomei uma cervejinha enquanto preparava o ranguito ... Como tento tomar menos refrigerante e cerveja, e estava muito calor, inventei de fazer um chá gelado. Poderia ter feito um suco, mas o chá gelado rende bastante. 

Cortei um abacaxi e duas maçãs, bati no liquidificador com a menor quantidade de água possível e coloquei no fogo com um pouco de canela e mel. Fica um caldo meio grossinho que deixo ferver e mexo de vez em quando. Bem bruxa ! Quando ferve, desligo o fogo. Deixo descansar para esfriar um pouco. Posteriormente, é só coar e guardar em uma jarra, assim temos base para chás gelados para uns 2 dias. Coloque um pouco menos da metade do copo dessa base de abacaxi e maçã, bastante gelo, um pouco de água e água com gás ou soda. É muito refrescante! Da próxima vez vou colocar um pouco de hortelã pra testar.

É isso, ficou pronto nosso lanchinho, depois de duas horas de basquete não houve muita fineza para jantar, mas o importante é que tudo ficou tão gostoso que tive vontade de escrever novamente!

Notas: nomes de restaurantes foram citados não pra fazer propaganda, mas porque mereciam a assinatura dos produtos. A maçã sempre aparece nas minhas receitas, não que seja uma fruta muito gostosa, mas porque em 1920, li num livro que a maçã ajudaria a evitar alguns problemas de saúde que eu costumava vivenciar. Desde que inseri a danada em minha dieta, nunca mais tive minhas sofridas dores de garganta e outros pepinos que me afligiam.

Cintia Godoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário