segunda-feira, 5 de março de 2012

Frango na cerveja - receita da Donelena


Não sei de onde veio a receita, mas já vi fazerem de várias formas diferentes. Minha mãe, lá no Triângulo Mineiro, fez esse prato um dia e achei maravilhoso. 

Já experimentei fazer algumas vezes e gosto muito. A regra básica que aprendi com a minha mãe é: o frango leva o mesmo tanto de cerveja que o cozinheiro!

Este fim de semana havia amigos me visitando e eu, com antecedência, já havia comprado coxinhas de frango para preparar.

Depois de descongeladas e lavadas, temperei-as com sal, pimenta calabreza, pimenta branca, salsinha e cebolinha desidratadas, cebola e alho picados e um pouco de caldo de limão. O toque que faz com que o frango não resseque é adicionar um pouco de maionese ao tempero: a gordura segura o suco e o sabor da carne. E, para finalizar, coloca-se cerveja.

Para que pegasse bem o sabor da bebida, deixei marinar por algumas horas>

A quantidade de cerveja vai variar com a qualidade do seu forno: no meu forno de Brasília, levou trê horas para cozinhar 1 quilo e meio de frango com, aproximadamente, meio litro de cerveja. No forno de minha casa em Lisboa, 1 quilo de frango estava pronto com 1 litro de cerveja em algo como uma hora. Ou seja, quanto melhor e mais aquecer o forno, mais cerveja se coloca e, consequentemente, mais saboroso fica!

Desta vez, coloquei apenas a cerveja da marinada. No caso de um forno melhor, pode-se ir adicionando cerveja à medida que a da marinada seca. Próximo do fim do cozimento, coloquei algumas batatas no tabuleiro, para absorver o restante do caldo e pegar sabor.

Para acompanhar, uma saladinha verde foi o suficiente. Forrou cinco barrigas que encararam uma bela noite de festa!

Sílvio

Um comentário:

  1. Viva! Que máximo ! Pena que não estive presente, mas ainda vamos dar uma super festa no salão gourmet com receitas incríveis ! E produtos eeCoo ! Vamos ? Que piensas tu ??? bjos.

    ResponderExcluir