domingo, 18 de março de 2012

Linguiças, maçãs, cebolas, tomates, batatas, e um domingo perfeito.

Lingüiça, maçãs, cebolas e tomates ao molho barbecue. Purê de batatas simples e suco de melancia com gengibre. Foi essa a delícia e a alegria do domingo. 
 

No sábado à noite, quis sair pra comer um super sanduíche. Fomos a um bar relativamente novo em Goiânia, uma forneria, que serve sanduíches preparados na hora, com pães também caseiros e feitos na hora. Mas, meu pedido foi ruim, e isso me desanimou muuuuuito, porque eu esperava muito do sanduíche. Era pra ser um delicioso hambúrguer gourmet de picanha, com molho barbecue e queijo. Entretanto, o hambúrguer não estava bom. Minha sorte foi que o segundo pedido, estava realmente bom, senão ia ser muito frustrante. Panini com filé, brócolis, molho de tomates e queijo. Perfeito, delícia.

No domingo acordei cedo, li dois capítulos do meu trabalho e fui tomar café. Comi meu bolinho de banana, que por sinal, tenho que publicar aqui, pois foi a primeira vez que consegui fazer um bolo decente. Depois fui descansar vendo TV.

Fui sapear nos canais com programação culinária para me inspirar para o almoço de domingo. O primeiro programa que vi foi “Cozinhando com Chuck”, acho que é isso o nome do programa. E o cara fez uma costelinha ao molho barbecue. É, de novo ele. E, pra ficar mais explícita a perseguição, há meses escuto alguém me atazanando que preciso usar meu tempero para molho barbecue que trouxe dos Estados Unidos, pois já já o tempero vai perder. 

Decidi. É hoje que encaro fazer o tal molho barbecue. Pra me vingar do meu sanduíche ruim do dia anterior e para matar logo o compromisso de usar o tempero que comprei. É algo que recomendo, por onde passarem, passeiem nos supermercados e comprem temperos diferentes pra usar quando chegarem de viagem, em um dia bem descompromissado.

No programa de TV para preparar o molho barbecue o chef usa mil coisas. Obviamente eu não tinha tudo aquilo. Ele usou molho inglês, molho shoyo, catchup, vinagre de maçãs, e outras coisas mais que não me recordo agora. Minha receita teve que ser mais simples, até porque tenho medo de condimentar demais a comida e não dar conta, afinal, gravidez nos deixa com um paladar mais fragilizado.

Assim, como tinha boas linguiças em casa, compradas pela minha mãe, resolvi testar lingüiça de porco com molho barbecue adaptado por mim.

Coloquei em uma refratária as linguiças, tomates, maçãs e cebolas grosseiramente picadas. Ou seja, tudo em quatro ou seis pedaços. As linguiças não foram picadas, mas abri uns cortes nelas pra entrar o tempero e ficar com a cara melhor ainda. Para temperar coloquei shoyo, azeite, catchup (aquele Heinz que é melhor um pouco, pois não gosto muito de catchup), e o tempero pronto para barbecue. Ressalto que coloquei o catchup com um pouco de água, para “suavizar”como diria um amigo daqui de Goiânia. E, digo que resolvi colocar os outros temperos por medo do tempero pronto ser muito artificial. 


Para acompanhar, queria ter uma salada, mas o repouso não me deixou ir ao supermercado, então só havia batatas. Resolvi fazer um purê bem simples, básico e gostoso. Nem queijo eu coloquei, pra dar uma balanceada no cardápio. Batatas cozidas e amassadas, cebola dourada, manteiga, sal e leite. 

Para acompanhar essa delícia fiz um suco de melancia com gengibre que com o tanto certo de gelo ficou muito refrescante!


Meu domingo foi o máximo! Consegui fazer uma comidinha gostosa, ficar no sossego do lar, publicar no blog esse textinho, além de ver filme e estudar um pouco. Melhor impossível.

Cintia Godoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário