terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mitideza




Voltando das festas de fim de ano vi na revista de bordo da TAM o resultado de um concurso de culinária confort food. Dentre os pratos finalistas constava um risoto de maracujá acompanhado de salmão.

Resolvi me inspirar nesta receita e preparar meu jantar de hoje. Como quase tudo que eu faço, não sigo as receitas ao pé da letra, mas me inspiro: utilizo a idéia essencial e tempero conforme meu gosto, minha vontade no momento e a disponibilidade de ingredientes em casa.

Como ontem vi na prateleira do  hortifruti um pote com polpa de maracujá e resolvi comprar. Me lembrei do risoto na mesma hora e já planejei pra algum dia desta semana. Hoje, ao chegar do trabalho, passie no mercado e comprei o tal arroz arbóreo, mais "gordinho" que o agulhinha, mais usual nos pratos brasileiros. Mais gordinho e um tanto mais caro.

Comecei o jantar pela carne: peguei um filé de tilápia no freezer - eu já havia temperado com sal, limão, alho, salsinha e pimenta do reino preta antes de congelar enrolada em papel alumínio. Coloquei no forno baixo para descongelar. Depois de meia horinha subi o fogo para que começasse a assar de verdade. Mais quarenta minutos ela ja estaria pronta. Asso ela no próprio papel alumínio, sem necessidade de forma. Assim suja menos louça....

Para acompanhamento, cozinhei alguns legumes - cenoura, vagem, brócolis e couve-flor (comprei todos picados, na verdade), os escorri e refoguei com manteiga, cebola, sal e salsinha.

Pronto o acompanhamento e encaminhada a tilápia, comecei a vedete da noite: o risoto!

Refoguei um pouco de alho e cebola em uma colher de manteiga. Joguei um punhado - talvez 3/4 de xícara - de arroz arbóreo em seguida e deixei fritar um pouco.

É preciso lembrar que antes disso, dissolvi um pouco da polpa de maracujá - com semente e tudo - (talvez o equivalente a um fruto grande) em uns 2 copos de água e sal o suficiente para salgar o arroz aqueci no microondas. Este caldo que será  responsável pelo cozimento e pelo sabor do arroz.

Depois de refogado e frito o arroz, fui adicionando pouco a pouco o caldo de maracujá e um pouco de vinho branco - aproximadamente um copo. Faz-se assum: assim que começa a secar, coloca-se mais do vinho e do caldo, até que acabe. Isto deve levar uns 20 minutos. Pronto o risoto, coloca-se no prato e salpica-se um pouco de queijo parmesão. Jesus, alegria dos homens!

A graça do risoto está nas sementinhas do maracujá...

Vale comer acompanhado do vinho branco... afinal, já que já teve que abrir a garrafa... faz-se o sacrifício!

3 comentários:

  1. tenho preconceitos com comidas salgadas que levam maracujá. já deixei de comer salmões leeendos, pq o molho era desse trem amarelinho. fica bão mesmo?

    bjojo!

    ResponderExcluir
  2. mitideza, já tivemos mais de 500 acessos. e acessos do mundo todo. é a globalização demoníaca ! ihihhih

    ResponderExcluir