quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Culinária de resto - duas receitas do fim de semana passado

Passei a semana passada toda viajando a trabalho. Uberlândia e Salvador. Cheguei em casa na sexta não querendo nada com a hora do Brasil. Não queria nem sair pra comer. Por outro lado, não tinha absolutamente nada em casa pra comer. Mas, por fim, acabei indo a um bar aqui do lado de casa e comi algum petisco com cerveja.

Mas no dia seguinte a preguiça veio com mais força e nem ali eu quis ir. Notei que tinha algumas coisas na geladeira das quais eu nem lembrava: algumas batatas, uma beringela murcha, uma abobrinha quase lá, pão, uma lasca de peito de frango, um vidro de palmito....Pus a mão na massa e resolvi inventar.

A primeira coisa que me veio à cabeça foi tacar sal no frango e colocar ele no forno... mas isso não me daria muito apetite. Descongelei o bicho mal e porcamente, salguei, coloquei meus temperos desidratados de costume: cebola, alho, salsa, pimenta do reino, pimenta cababreza.... mas achei que era pouco. Peguei um restinho de manteiga que tinha na geladeira, derreti levemente no microondas, misturei com um sachê de mostarda do Habibs que veio com um lanche semanas atrás, coloquei um pouco de azeite e lambrequei os pedaços de frango, já temperados, com essa gosma. Logo coloquei no forno, não muito alto e deixei.

Pensei no que poderia acompanhar o frango e não achava nada além de pão. Mas aí lembrei das batatas. Peguei uma, lavei, furei com o garfo, enrolei no papel alumínio e joguei no forno ao lado da vasilha com os pedaços de frango.

Ainda achei que seria pouco. |Peguei meia beringela, meia abobrinha, piquei miudinha, temperei com orégano, sal, alho, cebola, salsinha - desidratados, obviamente - azeite de oliva, um pouquinho de água, coloquei numa caneca, cobri com papel alumínio e pus no forno. Minha preguiça era tamanha em ligar o fogo e operar uma panela que o forno, naquele dia, foi minha salvação.

Tudo sáido do forno, ajeitei no prato, coloquei azeite, sal e salsinha em cima da batata partidinha, abri o vidro de palmito e coloquei uns pedaços com o mesmo tempero por cima. E o resultado é o da foto que se segue....





Mas, não sei se sou só eu... quando eu resolvo ligar o forno pra fazer alguma coisa, eu aproveito que está quente e quero fazer outra.... Como eu tinha uma massa de cookies congelada, aproveitei para assar alguns para o lanche (e sobraram para meia semana!).

Eu havia preparado a massa porque minha mãe, tia e sobrinho viriam aqui em casa e queria recebê-los com algo gostoso. Daí sondei os sites por aí.

Eu, dias antes então, preparei a massa adaptando algumas receitas que eu vi ao que eu tinha em casa.

Coloquei umas 4 xícaras de chá de farinha de trigo em uma bacia azul com uma colherinha de bicarbonato de sódio e deizei ali. Enquanto isso derreti um pote de manteiga pequeno - uns 200g - no microondas e, logo em seguida, misturei com umas 4 xícaras de acúcar mascavo. Isso deu origem a uma gosma muito gosmenta e marrom, por conta do açúcar mascavo. Misturei a gosma com 8 ovos batidos e virou uma gosma mais gosmenta ainda.

Joguei a gosma na bacia onde tinha colocado a farinha com o bicarbonato, lembram? Aos poucos, com a ajuda de um garfo, fui misturando uma coisa na outra, até virar uma massa marrom e com cheiro gostoso.

Daí, pra acabar de ficar ruim, piquei 2 barras de chocolate, uma de chocolate branco e outra de meio-amargo, e misturei na massa. E deu isso:



Em seguida fiz bolinhas pequenas da massa e enrolei no filme plástico, já que não ia comer naquela hora:



Deu pra base de uns 30 cookies! E como cookie é bom!

Isso ficou na geladeira uns dias, assei alguns quando minha família chegou, outros eu dei formato (amassei), enrolei em filme plástico e congelei. E foram estes que assei no fatídico dia que liguei o forno.

Seja com a massa crua, seja congelada, ele deve ficar no forno mais baixo por cerca de 20 minutos.

Peguei um pedaço de papel aluínio, já que não tenho uma assadeira decente, coloquei por cima um pedaço de papel manteiga e dispus a massa, já formatada, congelada por cima, e levei ao forno.




E eles prontos:




Isso é bom quente, frio, com café, com sorvete... do jeito que tiver jeito!


Sílvio.

2 comentários: