quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Manteigas diferentes.



Sim, sim. Cozinha e Geografia estão ligadas, sou mineira em uma família paulista e isso sempre me trouxe problemas e delícias. É um problema sério ser mineira e sua mãe não fazer pão de queijo. Mas, ao mesmo tempo é muito bom comer macarrão, lasanha e outras coisas que os paulistas fazem melhor, na minha opinião, do que os mineiros. Sofria com a carne de panela paulista da minha mãe, preferia a carne de panela boiando em óleo dos mineiros. Então escapava pra casa das amigas pra comer as gostosuras mineiras, mas, não perdia o bife à parmeggiana de meu pai e de minha mãe aos domingos. Aliás, esse prato continua sendo o meu favorito. Um bife empanado, temperado com bastante alho ... tinha também as almôndegas com cebolinha, alho, cebola ...

Enfim, essa diferença regional sempre trouxe frutos, às vezes ruins, como no dia em que minha mãe fez um pão de queijo que poderia quebrar paredes, mas, na maioria das vezes os frutos foram bons e divertidos.

Vou postar aqui algumas receitas e invenções, conforme o combinado! Mas, devo avisar que, provavelmente minhas receitas serão mais gorduchas do que as do Sílvio, um rapazote que cuida de sua silhueta e acho que gosta mais de comida, de coisas salgadas, do que de doces.

Aliás, devo fofocar que Sílvio mal comia até uns tempos atrás. Era do tipo que só almoçava e jantava. Uma vez o recebi em casa, fiz um super café da manhã e ele me respondeu: ah Cintia, não gosto muito de comer de manhã, não tenho apetite ! Quase caí ... nunca entendi essa coisa de apetite, não costumo ter muita fome, mas isso nunca me impediu de comer !!!

Enfim, minha primeira receita é uma “gordice”, pra quem tem apetite ou não. E, essa receita, obviamente tem a ver com Geografia.

Quando me mudei pra Floripa, pra estudar um pouco mais de Geografia, conheci as alegrias de ter “nata” em potinhos no supermercado. Quando vi aquilo não gostei. Mas, fui experimentar. E me encantei. Que delícia, que suavidade... (Vale lembra que minha mãe fazia nata em casa e comia com bolo, pão ... e, quando eu era pequena achava bizarro e não comia aquilo nem à pau!) Mas, já mais velha e aberta a novas experiências, em Floripa eu comprei um potinho de nata.

Pra comer com bolo, pão, doces, frutas, tudo fica gostoso. É como se fosse um creme de leite, mas com consistência mais durinha e sabor mais adocicado. Como se fosse um creme entre creme de leite, manteiga e chantilly. Diliça !!!

Hoje em dia vivo em Goiânia. Uma cidade de muitas docerias e comida boa, mas infelizmente não há nata por aqui... Então, um dia, cansada da vida sem nata eu resolvi inventar algo parecido.

Peguei uma manteiga boa e um creme de leite fresco, daqueles de garrafinha. Misturei-os. Duas colheres de manteiga para 60 ml de creme de leite fresco. Ficou bom, suave. Delícia mesmo, achei melhor do que a manteiga pura e do que o creme de leite puro. Mas, como queria um toque mais adocicado, coloquei um pouquinho de chantilly líquido. Uns 15 ml. Pra não adoçar demais. Bati tudo isso na mão mesmo. Bati bastante. E ficou com uma consistência ótima e um gosto que lembrava um pouco a nata. Mas, ficou delicioso.

Fiz torradas, passei o creme e coloquei um pouco de geléia de cereja por cima. Para acompanhar fiz um café bom e misturei com leite, sem açúcar. Café orgânico. O próximo café que quero comprar é aquele da Mogiana, pra ver se é tão delicioso quanto nossa região!

Obs.: depois misturei manteiga com mel (vi na TV um cara fazer isso uma vez) e fiz uma manteiga diferente pra passar em torrada, pode colocar em fruta pra caramelizar no forno também. É possível também fazer outras misturas com leite em pó pra dar consistência e outros sabores. Manteiga sem sal, leite em pó e leite condensado geram um creme bom pra cobrir bolos e tal.

Cintia Godoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário